Câmara Municipal de Leme

Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO 2024

Leme passa a fazer parte de um grupo de 64 cidades de 35 países  

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação, informa sobre a Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO.

 
A cidade de Leme, no último dia 14 de fevereiro, passou a integrar a Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO. Para ser um dos membros, a cidade de Leme apresentou alguns projetos relevantes que passaram por análise de um júri de especialistas, que recomendaram o ingresso do município na referida Rede Global.
 
Dos projetos apresentados, referenciados no site da UNESCO, dedicados à cidade de Leme, destacaram o trabalho desenvolvido pelo CAPTE e a EduCaipira.
 
CENTRO DE ATENDIMENTO E PREVENÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL - CAPTE

Descrição: O Centro de Atendimento e Prevenção Técnico Educacional – CAPTE, possui o papel de apoiar e auxiliar a aprendizagem dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental) que apresentam alterações motoras e/ou sensoriais que possam afetar o desenvolvimento escolar, reconhecendo, respeitando e incentivando os potenciais de cada um conforme suas especificidades.
 
A Equipe Técnica é formada por especialistas em diferentes áreas do desenvolvimento humano: Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional e Pedagogo da Educação Especial. Esses profissionais articulam seus conhecimentos e atuam sistematicamente junto ao aluno/escola/família, com atendimentos, conforme as peculiaridades dos casos, bem como indiretamente considerando a necessidade de acompanhamento, intervenção e orientação técnica que contribui com a efetiva e eficaz inclusão do aluno na instituição escolar.
 
Localizado na Secretaria Municipal de Educação, possui o papel de apoiar e auxiliar a aprendizagem dos alunos da Rede Pública Municipal que apresentam alguma deficiência ou suspeita (casos de investigações), reconhecendo, respeitando e incentivando os potenciais de cada um conforme suas especificidades.
 
EDUCAIPIRA
A EduCaipira é uma tradicional Festa Junina promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com outras Secretarias, com público anual de 30 mil pessoas, sendo bem-sucedida há quase 20 anos.
 
Acontece no mês de junho com o objetivo de resgatar as crenças e tradições dos povos do campo com apresentações de danças, músicas e artes visuais realizadas pelos alunos que fazem parte da ETI - Escola de Tempo Integral e EJAI - Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
 
São 6 dias de festividades, para promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, garantindo a sobrevivência da diversidade cultural na comunidade, confiante na conquista de um mundo plural.
 
O evento oferece também ampla praça de alimentação com comidas típicas nas diversas barracas das Escolas Municipais e a beleza da decoração produzida em sala de aula pelos estudantes de toda a Rede Municipal de Ensino.
 
A sílaba “Edu” ganha destaque em seu nome evidenciando seu meio educativo ao abordar culturalmente, a cada ano, uma temática diferente.
 
O que é a Rede Global de Cidades de Aprendizagem
A Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO é uma rede internacional composta por cidades que promovem com sucesso a aprendizagem ao longo da vida em suas comunidades. Um forte compromisso com a aprendizagem ao longo da vida pelo prefeito e administração da cidade, bem como um histórico de boas práticas e iniciativas políticas, são requisitos fundamentais para se tornar uma cidade de Aprendizagem.
 
Sobre as Cidades de Aprendizagem da UNESCO
Conectar instituições de educação, formação e cultura e envolver uma ampla gama de parceiros, como representantes do setor público, organizações da sociedade civil e empregadores, é uma característica-chave das cidades de Aprendizagem da UNESCO. Elas mobilizam efetivamente recursos em todos os setores para promover uma aprendizagem inclusiva e de qualidade, desde a educação básica até o ensino superior. Elas revitalizam a aprendizagem nas famílias e comunidades e facilitam a aprendizagem para e no local de trabalho, enquanto ampliam o uso de tecnologias modernas de aprendizagem.
 
Sobre a UNESCO
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura contribui para a paz e a segurança liderando a cooperação multilateral em educação, ciências, cultura, comunicação e informação. Com 194 Estados Membros, a UNESCO emprega mais de 2000 pessoas para coordenar uma rede de mais de 2000 locais culturais e naturais protegidos. Com sede em Paris e escritórios em 54 países, sua Diretora-Geral é Audrey Azoulay.
(Fonte: www.uil.unesco.org)
 
Mais informações: www.unesco.org
 
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou através do telefone 3573-6300.