Carreta de Mamografia – Programa “Mulheres de Peito”

Entre 15 a 24 de Fevereiro unidade móvel para exames estará em Leme

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde informa e orienta sobre a Carreta de Mamografia do Programa Estadual “Mulheres de Peito”.

No período de 15 a 24 de fevereiro, a Carreta de Mamografia do Programa Estadual “Mulheres de Peito” estará na Praça Manoel Leme (antiga FEPASA) para a realização de exames de mamografia gratuitos em mulheres acima de 35 anos.

Vale salientar que, mulheres entre 50 e 69 anos, devem apresentar somente o RG e cartão do SUS, não precisando de pedido médico. Já as mulheres com idade entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos, além do RG e cartão do SUS precisam apresentar pedido médico.

O que é a mamografia?

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Importância da Mamografia.

Como todo exame, a mamografia tem sua importância na detecção de tumores cancerígenos em seus estágios iniciais, que dificilmente são detectados no autoexame. A detecção nos estágios iniciais é muito importante, pois iniciam-se os tratamentos rapidamente, e os índices de cura são muito promissores.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Confira abaixo as informações sobre a Carreta da Mamografia do programa “Mulheres de Peito” na cidade de Leme.

Local: Praça Manoel Leme – Centro (Antiga FEPASA)
Período: de 15 a 24 de fevereiro
Atendimentos: Serão distribuídas 50 senhas para atendimentos diários de segunda à sexta-feiras e 25 senhas para atendimento aos sábados.
Horário: segunda à sexta-feira das 08h às 17h – Aos sábados – das 08h às 12h
Público Alvo – documentos necessários:
· Mulheres de 35 a 49 anos (pedido médico do SUS, Cartão SUS e RG)
· Mulheres de 50 a 69 anos (apenas RG e Cartão SUS)
· Mulheres acima de 70 anos (pedido médico SUS, Cartão SUS e RG)

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde, localizada Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3097-1000.