Câmara Municipal de Leme aprova adesão a consórcio de vacinas.

11/03/2021

A Câmara Municipal de Leme aprovou na última terça-feira, dia 9 de março, a participação do município no consórcio intermunicipal brasileiro de compra de vacinas.

Após ser enviado em regime de urgência pelo chefe do executivo local, a Câmara de Vereadores de Leme aprovou por unanimidade, o projeto de Lei nº 22/2021, que autoriza o município a aderir ao consórcio junto a Frente Nacional de Prefeitos, para a aquisição de vacinas contra o Covid-19.

Segundo a FNP, já são mais de 2.200 municípios que aderiram ao consorcio e a constituição legal está prevista para o dia 22 de março.

Segundo o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, o consórcio vai atrás de todas as doses disponíveis, inclusive com recursos próprios.

Ao comentar se o consórcio seria um instrumento de pressão política ao governo federal ou iria atuar efetivamente na compra de imunizantes, Jonas Donizette enfatizou que os municípios irão, de fato, ao mercado por vacinas.

Ficou definido pelo consórcio, que acabou batizado de Projeto Conectar - Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, que em caso de uso de recursos federais, de organismos internacionais ou doações do setor privado, a divisão de doses será proporcional a população dos associados.
Em caso de uso de recursos próprios dos municípios, cada um receberá o equivalente em doses ao investimento feito. "Se Campinas colocar dinheiro para comprar 50 mil doses, vai receber 50 mil doses", explicou.

Já em Leme, o Prefeito interino, Claudemir Borges, já havia protocolado diretamente no Instituto Butantan, no dia 11 de fevereiro de 2021, a intenção direta de compra. De imediato, seria adquirida cerca de 100 mil doses, o que daria para vacinar 50 mil munícipes, a um custo de R$58,00 a unidade.

Segundo Claudemir Borges declarou em sua rede social, o instituto ainda tem uma grande demanda de entregas ao governo federal, mas assim que for sanada, começarão as entregas aos municípios.