JANEIRO ROXO: Secretaria de Saúde promoverá ações preventivas à Hanseníase

02/01/2020

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, promoverá ações preventivas à Hanseníase durante todo o mês de janeiro. As ações fazem parte da Campanha Janeiro Roxo e pretende difundir informações sobre a doença, bem como os sintomas, a fim de detectar e tratar precocemente os casos.
O objetivo é detectar a doença com antecedência e realizar o tratamento imediato. A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece por meio das vias respiratórias, tosse e espirros emitidos por uma pessoa contaminada e por contato prolongado.
Os principais sintomas da doença são: surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, pele seca, queda de pelos, falta de suor, perda de sensibilidade, formigamento, perda da força dos músculos das mãos, pés e face, devido à inflamação dos nervos, emagrecimento, dor, sensação de choque nos braços e nas pernas.
Caso apresente um dos sintomas acima, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
A Hanseníase não se contrai por meio de copos, pratos, talheres, nem em assentos, aperto de mão, abraço, picada de inseto, aleitamento materno, doação de sangue, relação sexual ou gravidez.
A doença tem cura e o tratamento precisa ser realizado com rigor.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Vigilância Epidemiológica – CS II, localizada na Rua José Manuel de Arruda Oliveira, 150 – Jardim Bela Vista ou através do telefone 3573.6356.