Secretaria de Cultura e Turismo apresenta Exposição “Revisitando os Campos de Concentração”

08/11/2019

Exposição acontece na Biblioteca Municipal de 18 a 22 de novembro.

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta a Exposição “Revisitando os Campos de Concentração”.  A Exposição acontece na Biblioteca Municipal “Profª Carolina de Moura Hildebrand”, de 18 a 22 de novembro, das 7h30 às 17h, com entrada gratuita.
A Exposição é um trabalho do fotógrafo Fred Schiffer e sua mulher, a jornalista Renata Schiffer, que visitaram os Campos de Sachsenhausen na Alemanha, o Campo de Terezin na República Checa, o extinto Gueto de Cracóvia, onde está localizada a antiga fábrica de Oskar Schindler, e o Campo de Auschwitz-Birkenau na Polônia.
A viagem foi feita em 2015 e, dos 1600 registros, foram escolhidas 18 fotos que retratam desde o início dos Guetos ocorridos durante a ascensão do nazismo na Europa, passando pelas instalações dos Campos que são notoriamente marcados por cercas de arame farpado, celas, vagões, passagens, salas de cinema usadas para enganar os Inspetores da Cruz Vermelha, pinturas dos presos nos porões das cozinhas e equipamentos para agilizar o funcionamento da máquina de morte, como câmara de gás e muro de fuzilamento. As fotos estão acompanhadas por depoimentos de sobreviventes do Holocausto, entrevistados pelo fotógrafo para sua tese de Doutorado.
Dessa forma, a exposição se torna um alerta para que o Holocausto não caia em esquecimento, ou seja, banalizado, pois ele existiu e deixou marcas indeléveis do poder de destruição de um regime que queria aniquilar pessoas apenas por terem uma religião ou opiniões diferentes do regime dominante, o nazismo.

Exposição “Revisitando os Campos de Concentração”
DE 11 A 14 DE NOVEMBRO
LOCAL: ETEC “Dep. Salim Sedeh”
HORÁRIO: das 8h às 22h
ENDEREÇO: Rua Neida Zencker Leme, 500 – Cidade Jardim

DE 18 A 22 DE NOVEMBRO
LOCAL: Biblioteca Municipal “Profª Carolina de Moura Hildebrand”
HORÁRIO: das 7h30 às 17h
ENDEREÇO: Rua Major Arthur Franco Mourão, 55 - Centro

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizado na Rua Joaquim Mourão, 270 – Centro ou através do telefone 3554.6258.