Bombeiros Realizam Palestra sobre Operação “Corta Fogo” 2022 – Fase Amarela

10/05/2022

Palestra contou com presença de diversos setores da sociedade.

O 2º Subgrupamento de Bombeiros da Polícia Militar da unidade de Leme, realizou no último dia 04 de maio, nas dependências da ACIL uma palestra sobre a Operação “Corta Fogo” 2022 – Fase Amarela

Estavam presentes representantes do poder público e autarquias municipais, representantes de sindicatos e produtores, representantes de empresas, o Delegado de Polícia da cidade, policiais Científicos da Seccional de Limeira, Comandante e Sub Comandante da Guarda Civil de Leme

Objetivo da reunião tem como a diminuição do incêndio doloso da vegetação na nossa região e que para isso usam o escopo jurídico do Decreto 63 911 de 2018 que trata do combate a princípio de incêndio no Estado de São Paulo, e que a partir dele existe a divisão da responsabilidade com os órgãos envolvidos
no apoio ao combate planejamento. Além do planejamento, no apoio e também no combate é importante a divulgação para conscientização da população e das pessoas envolvidas diretamente e indiretamente na parte em que se trata da vegetação.

“Então nós reunimos a delegacia de polícia, a guarda municipal, o departamento de perícia, corpo de bombeiros, hospitais, entidades públicas e entidades da sociedade civil bem como, o legislativo e o executivo da cidade para juntos tomamos decisões para poder combater de forma eficiente e eficaz as queimadas” explicou o Comandante da Estação de Bombeiros de Leme, do 2º Subgrupamento de Bombeiros da Polícia Militar, Tenente André Giuliano Risso Bovolon.

Sobre a Operação Corta-Fogo

O estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, instituído em 2010, que visa: diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

A Operação Corta-Fogo, como é chamado este Sistema, é formada por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF). A coordenação do sistema é realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade. A articulação entre essas instituições ocorre por meio do Comitê Executivo, que tem como objetivo delinear ações integradas e complementares.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Estação de Bombeiros de Leme, localizada na Avenida Paul Harris s/n, Jardim do Bosque.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME