Campanha “Setembro Amarelo” – Mês de Prevenção ao Suicídio

16/09/2021

Centros de Atenção Psicossocial realizam ações de prevenção em alusão à campanha
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde e dos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial informa sobre a Campanha “Setembro Amarelo”. A campanha tem como objetivo prevenir e conscientizar a população para evitar que novos casos aconteçam.
Durante todo o mês de setembro, em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, estão sendo realizadas ações nos Centros de Atenção Psicossocial do município.
O CAPS ADULTO vem realizando palestras de prevenção, o CAPS INFANTIL está realizando durante todo o mês de setembro atividades internas com pacientes e também visitas em escolas municipais e, o CAPS “AD” também realiza durante o mês atividades internas referentes à campanha.
A campanha “Setembro Amarelo” surgiu em 2015, no Brasil e é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O mês de setembro foi escolhido para trabalhar com o tema devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio,10 de setembro.
Como dia “D” da campanha, as equipes dos CAPS realizaram na Praça “Rui Barbosa”, na última sexta-feira (10), diversas atividades, tais como plantão psicológico/escuta e roda de conversa com psicólogas, atividades lúdicas com Terapeuta Ocupacional e atividade com grafiteiro.
Importante lembrar que, a prevenção do suicídio não deve se limitar a campanhas oficiais do município, estado ou país, devendo ir além, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição de casos. Caso você cidadão perceba mudanças marcantes de hábito em algum familiar, amigo ou pessoa de sua convivência, tal como perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”, fique atento! Conversar pode ajudar, procurar ajuda também!
Falar é a melhor Solução!
Procure um dos Centros de Atenção Psicossocial:
·         CAPS – INFANTIL
Rua Peixe Abade, 215 - Bela Vista – tel. (19) 3571.0297

·         CAPS – ADULTO
Rua Major Rafael Leme, 414 - Centro – tel. (19) 3571.2550

·         CAPS – ÁLCOOL E DROGAS
Rua Emílio Andrielli, 45 - Barra Funda – tel. (19) 3554.3526

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde – localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.