Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

O chamado dia “D” da Campanha acontece sábado dia 4 de maio.

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, informa a toda população sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e ou Gripe.
Com início na quarta-feira (10), a Campanha seguirá com o atendimento até o próximo dia 31 de maio. O chamado Dia “D” da Vacinação acontecerá no sábado dia 4 de maio em todos os Postos de Vacinação do Município.
A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, fato esse que acontece ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato podem levar o agente infeccioso diretamente a boca, aos olhos e ao nariz.
A gripe é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra 3 tipos de Influenza e ou Gripe, sendo eles: H3N2, H1N1 e a Influenza B.
Os grupos prioritários da campanha são:
1 – Homens e mulheres a partir de 60 anos;
2 – Crianças de 6 meses aos menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias;
3 – Trabalhadores – Área da Saúde;
4 – Professores – Rede Pública e Privada;
5 – Gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto);
6 – Pessoas com idade entre 05 e 59 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, outras condições clínicas deverão apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
As escolhas dos grupos prioritários são de recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais informações podem ser adquiridas através da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Dr. Fernando Costa, 1026 – Centro ou através do telefone 3573.6599 e ainda no CSII – Centro de Saúde II, localizado a Rua José Manoel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista, telefone 3573.6358.