Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe terá início na quarta-feira dia 10

A Campanha acontece entre os dias 10 de abril e 31 de maio.

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, informa a toda população sobre o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e ou Gripe.
A Campanha acontece entre os dias 10 de abril e 31 de maio. O chamado Dia “D” da Vacinação ocorrerá no dia 04 de maio em todos os Postos de Vacinação do município.
A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, fato esse que acontece ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato podem levar o agente infeccioso diretamente a boca, aos olhos e ao nariz.
A gripe é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra 3 tipos de Influenza e ou Gripe, sendo eles o H3N2, H1N1 e a Influenza B.
Os grupos prioritários da campanha são:
1 – Homens e mulheres a partir de 60 anos;
2 – Crianças de 6 meses aos menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias;
3 – Trabalhadores – Área da Saúde;
4 – Professores das Redes Pública e Privada;
5 – Gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto);
6 – Pessoas com idade entre 05 e 59 anos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, outras condições clínicas deverão apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais informações podem ser adquiridas através da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Dr. Fernando Costa, 1026 – Centro ou através do telefone 3573.6599 e ainda no CSII – Centro de Saúde II, localizado a Rua José Manoel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista ou pelo telefone 3573.6358.