MEMORIAL DA ESCOLA COMERCIAL “MÁRIO LEME WALTER” SERÁ INAUGURADO NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 14 DE AGOSTO

A história da instituição é contada através da exposição de fotos, instrumentos, móveis e objetos antigos.

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Educação, inaugura na próxima terça-feira (14), às 19 horas, o Espaço Memória Colégio Comercial “Mário Leme Walter”.
Quando o assunto é educação lemense fica impossível não citar a história desta importante instituição de ensino no município. Pelas salas de aula da Escola Comercial passaram muitos cidadãos e através dos seus cursos, a instituição se tornou um grande trampolim para o sucesso no mercado de trabalho, seja formando novos empreendedores ou encaminhando-os para o primeiro registro na carteira de trabalho.
O Memorial da Escola Comercial “Mário Leme Walter” contará toda a trajetória educacional da instituição, através da exposição de fotos, móveis antigos, instrumentos, materiais escolares, quadros e outros objetos que compõem a rica histórica de uma das mais importantes instituições de ensino de Leme.
“Quando assumimos a prefeitura, em janeiro de 2017, nos deparamos com a Escola Comercial abandonada, assim como tantos outros pontos da cidade. Nossa equipe não podia admitir o abandono de uma instituição que tanto contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico de Leme. Com trabalho e foco na educação, hoje o prédio da escola comercial abriga a UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, oferecendo faculdade gratuita para nossa população, com toda estrutura de ensino. Agora, com o memorial, será possível oferecer um espaço que conte e resgate a história e a importância da Escola Comercial “Mário Leme Walter”. É o mínimo que poderíamos fazer para reconhecer essa grandíssima instituição de ensino, que outrora fora abandonada e desvalorizada pela administração anterior”, afirma o Prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.
A Escola Comercial teve suas atividades encerradas na administração 2013-2016 e a partir de 2018 o prédio recebeu o polo da UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. A universidade conta com ensino totalmente gratuito, exclusivamente voltado para a modalidade de ensino de Educação a Distância – EAD. Em Leme, os cursos de graduação oferecidos foram: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública.
A população poderá visitar o memorial a partir da próxima terça-feira, 14 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 19h às 21h. O memorial está localizado em uma sala especial no prédio da Escola Comercial “Mário Leme Walter”, situada a Rua Emílio Violin, 194, Vila Bela Vista.
Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Maria Augusta Thomaz, 133, centro ou através do telefone 3573.6300.

QUEM FOI MÁRIO LEME WALTER
Nascido em Leme em 11 de fevereiro de 1902, foi neto do fundador do município de Leme, Manoel Leme. O primeiro emprego de Mário Leme Walter foi uma oficina mecânica e logo mais tarde, na Central Elétrica, desempenhou variadas funções até os 22 anos de idade. Em 1924 foi morar na capital do Estado de São Paulo, onde participou de um curso de classificadores de Algodão, patrocinado pela Bolsa de Mercadorias.
Em 1932 se alistou voluntariamente no Movimento Paulista, sendo engajado ao batalhão Universitário “Fernão Salles”, segundo pelotão da primeira companhia. No dia 18 de setembro do mesmo ano, foi ferido e morreu com uma bala na testa, quando defendia a retirada de seus companheiros dentro de uma trincheira às margens do Rio das Almas em Capão Bonito.
Em 1933 seu corpo foi encaminhado ao Cemitério de São Paulo, onde seus restos mortais permanecem até hoje. Mário Leme Walter é considerado um patriota entusiasmado, amigo de todos e idealista.

Secretaria de Comunicação Social