A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe continua

Vacinação ocorre das 7h às 17h nas salas de vacinação

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe continua regularmente em nossa cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nas salas de vacinação: CSII, USF Renascença, UBS João Leme, USF Saulo, USF Vanessa, USF Quaglia, UBS Ariana, USF São Manoel, USF Primavera, UBS Sumaré e USF Palmeiras.

Como a vacinação é de caráter contínuo, podem ser vacinadas as pessoas pertencentes ao grupo 1, que são as crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto), profissionais da saúde, e do grupo 2, composto por idosos com 60 anos ou mais e professores. Quem já tomou a vacina contra a COVID-19 deve apresentar o cartão de vacinação dessa vacina para receber a dose contra a gripe.

O cronograma de vacinação previsto pelo Ministério da Saúde prevê vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Até o momento, já foram imunizadas 10.693 pessoas contra a gripe, com a quantidade de doses descritas abaixo:

·         Crianças: 4.916
·         Gestantes: 506
·         Profissionais da Saúde: 1.268
·         Puérperas: 66
·         Idosos: 3.730
·         Professores: 207

A partir de 9 de junho terá início a terceira etapa, com a previsão de vacinar os portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, dentre outros.

É muito importante tomar a vacina contra a gripe por ela causar uma infecção aguda, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte. A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS é a trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus, sendo eles a H1N1, H3N2 e a Influenza B.

Da mesma forma que a COVID-19, a transmissão da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada – expelidas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos – que, após esse contato, podem levar o agente infeccioso diretamente à boca, aos olhos e ao nariz.

VACINAÇÃO PARALELA CONTRA A COVID-19

A vacinação contra a gripe está sendo realizada em paralelo com a da COVID-19, mas não podem ser tomadas juntas. É preciso respeitar um período mínimo de 14 dias de segurança entre elas.

Outro ponto importante é que, se o cidadão testar positivo para coronavírus, deverá aguardar 30 dias após o início dos sintomas para tomar tanto a vacina contra a gripe quanto contra a COVID-19. No dia da aplicação não deverá apresentar nenhum sintoma.

Para quem já tomou a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 - Coronavac/Sinovac, deverá tomar a 2ª dose e aguardar 14 dias para, somente então, receber a vacina contra a gripe. Importante também não apresentar nenhum sintoma na data.

No caso da vacina contra a COVID-19 - AstraZeneca, como o intervalo entre as duas doses dessa vacina é de três meses, o cidadão pode tomar a primeira dose, aguardar 14 dias e então tomar a vacina contra a gripe. Depois de tomar a vacina contra a gripe, deverá também aguardar o intervalo mínimo de 14 dias antes de receber a 2ª dose da vacina contra a COVID-19.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde – localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.

SECRETARIA DA SAÚDE
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME