Prefeitura realiza ações de fiscalização contra aglomerações e para cumprimento de restrições previstas em decreto

Ações foram intensificadas e acontecem diariamente

A Prefeitura do Município de Leme tem realizado fiscalizações diariamente e de forma contínua, com o objetivo de conter o contágio da COVID-19. Tais medidas se fazem necessárias diante da atual situação do município frente à pandemia que, assim como em outras cidades da região, tem adotado todas as medidas de enfrentamento indicadas para reduzir o número de pessoas infectadas.

Desde o anúncio da fase de transição, prevista no Plano São Paulo do Governo do Estado, que tem adotado novas regras de enfrentamento de acordo com a evolução de casos, internações e óbitos, o município de Leme vem seguindo essas medidas previstas para vencer a COVID-19.

Sendo assim, por meio do Decreto Nº 7.669, de 21 de maio de 2021, a Prefeitura de Leme determinou novas medidas para essa Fase Transitória, atendendo às diretrizes e protocolos sanitários do Governo do Estado, além de considerar também as decisões do Comitê de Monitoramento de Crise Municipal. Para o cumprimento de todas as regras, ações de forma coordenada têm sido realizadas pelo Núcleo de Fiscalizações de Posturas, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e com o apoio da Polícia Militar.

No último final de semana, dias 21, 22 e 23 de maio, foram fiscalizados:
·         Aproximadamente 25 estabelecimentos comerciais e locais de aglomeração, com a disponibilização do efetivo de 08 Policiais Militares por dia. Foram realizadas 11 RAIA’S - Relatórios de Averiguação de Incidente Administrativo.
·         Um bar foi notificado e 3 bares foram fechados pela Guarda Civil Municipal.
·         O Núcleo de Fiscalização de Posturas realizou 22 intimações para cumprimento do Decreto.
·         A Vigilância Sanitária realizou 73 inspeções, 23 notificações, 4 autuações e 1 fechamento de bar com aglomeração.

Em razão da volta às aulas, a Vigilância Sanitária também fiscalizou nos últimos dias as condições de 53 unidades escolares e prestou orientação sobre as normas sanitárias.

A importância da união do Poder Público com a População

Toda e qualquer aglomeração é o principal fator que mais contribui para a circulação do coronavírus e aumento dos casos, desde uma “pequena” reunião com amigos ou familiares. Nessas ocasiões, é bem provável que as pessoas acabem relaxando as medidas de proteção e prevenção, como o uso de máscara, por exemplo, ou que algum contato mais próximo, não recomendado, acabe ocorrendo.

O momento é bastante delicado e o município de Leme não é exceção do que vem ocorrendo em nossa região, estado ou outras partes do país. O relaxamento das medidas de proteção (aglomerações, falta do uso de máscaras, falta de higienização constante das mãos, ausência do distanciamento social) resulta em aumento dos casos e da procura por atendimento e internação.

A Prefeitura de Leme, embora disponibilize toda a estrutura de acolhimento aos cidadãos, inclusive agora adotando a abertura de unidade sentinela aos sábados, têm encontrado dificuldades junto a população, que precisar colaborar mais. O exemplo é o dia das mães, no qual várias reuniões familiares aconteceram, fator que pode justificar o aumento de casos no período atual.

Importante frisar que as equipes registram episódios onde, logo após a fiscalização acontecer, as aglomerações voltam a ocorrer nos mesmos locais,  constantemente e principalmente entre os jovens, dificultando o controle de contágio da doença.

As medidas de prevenção são reforçadas continuamente nas redes sociais, site, imprensa, rádio e propaganda volante (carro de som) da prefeitura do município. Estão sendo realizadas campanhas de conscientização utilizando esses meios, além de exposição de faixas pela cidade, distribuição de material impresso em todas as casas e banners nas unidades de saúde.

A Prefeitura de Leme reforça a necessidade do cumprimento das medidas vigentes de combate e prevenção ao COVID-19, com a prática do isolamento social, evitando aglomerações, usando máscara de proteção individual e higienizando as mãos constantemente com álcool em gel 70% ou água e sabão. Tomando todos os cuidados necessários, juntos vamos acabar com a COVID-19.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME