Campanha contra a Tuberculose tem início na próxima segunda-feira, dia 15 de março

O objetivo é orientar e realizar coleta de exame de escarro para detecção da doença e início do tratamento

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa a realização da Campanha de Prevenção à Tuberculose, com início na próxima segunda-feira, 15 de março, e término no dia 29, em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 15h.
As ações terão o objetivo de informar a população sobre os sintomas da doença e encorajá-las para que façam a coleta de exame de escarra para detecção da doença e, com isso, iniciar o tratamento precoce dos casos.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES
- tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus;
- cansaço excessivo e prostração;
- febre baixa geralmente no período da tarde;
- suor noturno;
- falta de apetite;
- emagrecimento acentuado;
- rouquidão;

PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano de idade, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Vigilância Epidemiológica – CSII, localizada na Rua José Manuel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista, ou pelo telefone 3573.6355.