Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal garante proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

Viatura específica da GCM realiza visitas monitoradas às mulheres com medidas protetivas

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, desenvolveu um amplo programa de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica no município de Leme.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social inaugurou o Centro de Referência da Mulher “Maria das Dores Guerra Andrielli – Dona Mariquinha Andrielli”, espaço destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e que oferece equipe técnica especializada, com atendimento jurídico, psicológico e assistencial, dando amparo e proteção a todas as mulheres vítimas de violência doméstica.
A Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil criou a Patrulha Maria da Penha, que através da Guarda Civil Municipal realiza visitas periódicas às mulheres que aderem ao programa junto ao Centro de Referência da Mulher.
O objetivo da Patrulha Maria da Penha é ofertar serviços de proteção e atenção às mulheres que sofrem violência doméstica, garantindo acompanhamento por visitas domiciliares periódicas e que garantam maior segurança, confiança e fortalecimento quanto ao combate às violências contra as mulheres.
“Nosso objetivo é dar amparo para que as mulheres se sintam seguras em denunciar o agressor. A GCM estará próximo às mulheres que sofrem com violência doméstica, realizando visitas periódicas. A Patrulha Maria da Penha vai colocar toda a GCM a disposição dessas mulheres e ofertando mais segurança e apoio para que as mulheres se sintam protegidas e confiantes em denunciar todo e qualquer tipo de agressão. Os GCMs realizam um questionário em cada visita e depois fazem um relatório, que é entregue para o Centro de Referência da Mulher e pode até usado pelo poder judiciário nas ações contra o agressor”, afirma o Cel. João Arrais Seródio Neto, Secretário de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil.
O programa foi implantado em novembro de 2019, realizando aproximadamente 30 visitas durante o mês, com aplicação de questionários, relatórios e ofertando todos os mecanismos protetivos para garantir a segurança de todas as mulheres vítimas de violência doméstica que aderiram ao programa.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, localizada na Rua Armando Salles de Oliveira, 925 – Centro ou através do telefone 3573.5310.