Câmara Municipal de Leme

Inscrições abertas para curso que prepara pequenos negócios para exportação

A capacitação on-line aborda de maneira prática os caminhos para o mercado internacional
O Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP, está com inscrições abertas para a seleção de 150 produtores rurais, micro, pequenas, médias empresas e startups, interessados em receber treinamento gratuito para aprender a exportar ou a aumentar suas vendas internacionais.
O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, gerido pela InvestSP, já treinou mais de 700 empresas em suas edições anteriores e tem uma taxa de sucesso animadora. Pelo menos uma em cada cinco empresas que participam do Exporta SP consegue vender para o exterior durante o treinamento e todas recebem suporte da InvestSP por dois anos após o término do curso.
Os interessados em participar do programa têm até o dia 10 de fevereiro de 2023 para preencher o cadastro no site da InvestSP e concorrer a uma das 150 vagas disponíveis no treinamento que tem início em março. Realizado totalmente on-line o curso é aberto a empresas paulistas de todas as regiões do estado.
A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Especialistas em comércio exterior da Fundação Instituto de Administração (FIA) mostram os melhores caminhos para os participantes serem bem-sucedidos na implementação de ações de formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial e planos de marketing e vendas.
Uma das etapas do curso mais elogiadas pelos empresários são as mentorias, momentos de atendimento individual nos quais se discute, por exemplo, o planejamento para exportação e as necessidades específicas de cada negócio. São quatro mentorias no decorrer do treinamento, que podem ser agendadas para o dia e o horário mais convenientes para o empreendedor.
O Exporta SP tem como objetivo difundir a cultura exportadora entre as empresas paulistas e fortalecer os negócios de menor porte, já que o acesso ao mercado internacional não representa apenas aumento no faturamento. As empresas que exportam também têm ganhos de inovação e competitividade, fortalecendo inclusive sua atuação no mercado nacional.