Inscrições abertas para curso que prepara pequenos negócios para exportação
A capacitação on-line aborda de maneira
prática os caminhos para o mercado internacional
O Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta
SP, está com inscrições abertas para
a seleção de 150 produtores rurais, micro, pequenas, médias empresas e startups,
interessados em receber treinamento gratuito para aprender a exportar ou a
aumentar suas vendas internacionais.
O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, gerido
pela InvestSP, já treinou mais de 700 empresas em suas edições anteriores e tem
uma taxa de sucesso animadora. Pelo menos uma em cada cinco empresas que
participam do Exporta SP consegue vender para o exterior durante o treinamento
e todas recebem suporte da InvestSP por dois anos após o término do curso.
Os interessados em participar do programa têm até o dia 10 de
fevereiro de 2023 para preencher o cadastro no site da InvestSP e
concorrer a uma das 150 vagas disponíveis no treinamento que tem início em
março. Realizado totalmente on-line o curso é
aberto a empresas paulistas de todas as regiões do estado.
A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empresários
no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Especialistas
em comércio exterior da Fundação Instituto de Administração (FIA) mostram os
melhores caminhos para os participantes serem bem-sucedidos na implementação de
ações de formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência
comercial e planos de marketing e vendas.
Uma das etapas do curso mais elogiadas pelos empresários são as
mentorias, momentos de atendimento individual nos quais se discute, por
exemplo, o planejamento para exportação e as necessidades específicas de cada
negócio. São quatro mentorias no decorrer do treinamento, que podem ser
agendadas para o dia e o horário mais convenientes para o empreendedor.
O Exporta SP tem como objetivo difundir a cultura exportadora
entre as empresas paulistas e fortalecer os negócios de menor porte, já que o
acesso ao mercado internacional não representa apenas aumento no faturamento.
As empresas que exportam também têm ganhos de inovação e competitividade,
fortalecendo inclusive sua atuação no mercado nacional.